O microfone é a arma do cantor, do palestrante ... enfim, do astro cultural. A variedade de microfones disponíveis pode confundir um pouco sua aquisição.
Estou autorizado? Tenho uma linda coleção de mics (já tive bem maior) e trabalhei nos mais famosos estúdios do mundo.
A idéia é economizar ao máximo com satisfação. Nesse assunto, nada é taxativo (existem excessões e controvérsias).
Marcos Ficarelli
Não há preço. Tenho 2 mics que custaram R$50 cada (marcas diferentes - não-pirata) e são perfeitos. Tive outros de U$250 horríveis e não gostei de alguns por U$2500. Esqueça o assunto. Antes de comprar, peça para ler o manual. Verifique as especificações e principalmente a curva de resposta. Se você entendê-la, poderá escolher um que se aproxime do pretendido. O resto é sorte.
Existem 2 tipos de mic.
desenhadapara um uso específico (ex: cantor, bateria). São mais práticos para quem não entende de equalização e portáteis para quem varia de local levando somente o microfone (garante um certo estilo)
Cuidado: Existem muitos microfones cuja curva natural não é a especificada e sim corrigida (circuitos internos, buracos ou espumas no corpo). Em geral são piores. Quanto mais natural
for a curva do driver, mais nítida a sua captação.
Temos 5 tipos de mic, cada um com aplicação específica.
mic de gravador. Não deve ser usado em palco (PA) porque dá microfonia (feedback, realimentação, apito).
corpocomprido como filtro acústico. Quanto mais próximo o cantor, mais grave a captação (curva variável). O padrão é o Shure 58.
enxergamà sua frente (lateral = 0). Existem muitos exemplos, entre eles os usados em câmaras de video (canhão).
live. Em geral, são mics de condensador grande e caros.
Em geral, quanto maior melhor. Basicamente um mic é um altofalante inverso, que ouve
. Como eles são sempre pequenos (por maior que sejam), têm mais dificuldade em captar os graves.
Os agudos são captados pela leveza do driver (cone, fita) e a presteza do leitor magnético.
Como exemplo, a Shure Bros. era famosa por suas cápsulas para toca-discos (moderníssimas, baratas e leves - em 1962). Para aperfeiçoar o mic foi facílimo.
São 4 tipos: cada um com seu uso.
na estrada. Usam fontes, Phantom-Power (uma linha de 48V existente em mesas de som modernas) ou conexão USB, Firewire etc.
Pergunta: Devo casar a impedância do microfone com a do mixer? = NÃO. Isto é coisa muito antiga, bem antes da invenção do transistor e dos valvulados hi-fi. O uso de bridging (lo-2-hi) acabou com isso. A entrada do mixer é de altíssima impedância (2k a 500kOhm) onde, neste caso, toda entrada de microfone (150 a 600Ohm) é de baixíssima impedância.
Nota: alguns microfones conectam diretamente a plug-ins (prés dedicados dele). Em geral são ótimos (leia o manual sempre).
O tempo passa e a qualidade melhora. Vou contar um caso para pleno entendimento:
Em 1972 compramos na Inglaterra, microfones Sony profissionais porque eu sabia que eram ótimos ebaratos(média U$200). Me apaixonei pelo 23-P para gravação de cantor (era ligar e gravar, flat). Um dia vendemos o Estudio e lá se foi ele.
Em 1986 fui procurar um semelhante e não encontrava (para eu cantar). Por acaso tive uma reunião com um técnico da Sony japonesa e lhe perguntei sobre o 23-P. Ele falou que me arrumava um.
Passou uma semana e recebi um telefonema. Era de uma loja na Sta. Ifigênia dizendo que "os" mics estavam me esperando. Cheguei lá e falei que era só um que eu precisava, não mais. O dono da loja me disse que vieram 4 e que eu aproveitasse porque foi um "pacote especial". Gaguejei e perguntei qual o preço: "- Quinze" - respondeu.
"- Quinze o que?" ... era 15 paus mesmo (cada um), como reais hoje. Levei os 4 e usei por 10 anos. Uma jóia.
O final da história é que telefonei para o homem da Sony e perguntei porque aquele preço, etc.
"- Hoje, com a tecnologia existente (robot), não dá para fazer um produto imperfeito e nem mesmo usar material barato. Só existe o perfeito. Estes que te arrumei faziam parte de um novo aparelho simples que estamos fabricando."
Nem sempre é assim. Alguns fazem porcaria (daí, pesquise). A Sony fechou sua fábrica porque não dá mais dinheiro (também ...)
É só um conselho:
Se você cumprir isso tudo, poderá gastar pouco e tê-los por muito tempo. O principal é que poderá confiar nêles. Por isso eu tenho muitos.
Os dinâmicos baratos são ótimos quando aparece
muita gente (o que não exige qualidade e, se quebrar ... tudo bem). Pelo preço quase de graça, quebram um galho.
Os de condensador baratos quebram fácil mas podem surpreender em qualidade (vide caso).
Os dinâmicos caros são os mais difíceis de comprar. Parecem todos iguais mas são muito diferentes (daí comprar o Shure 58 no escuro
). Neste caso, antes de gastar (em geral é para o cantor - the Money Channel), pesquise, pergunte e ... Deus lhe ajude. A exemplo, usávamos no Codigo90 uma marca japonesa (Primo) que era o máximo. Demorou muito para conferir que eram eles os fabricantes dos melhores do Japão.
Que você quer? Você perde qualidade (mesmo) mas ganha mobilidade. O uso de wireless em tripé é um crime que só se justifica com a preguiça (ninguém é de ferro!) de ligar fios.
quasenão canta). Infelizmente é o mic que eu uso com maior frequência porque estou na frente, com guitarra e ainda posso tocar o teclado ... e rodar no palco à vontade.
liberara boca e não permitir o toque com barba etc. (faça a barba antes de usar)
Emissão / Transmissão: existem 3 modos de transmitir
Recepção: existem muitos modos de receber
mutepara ruido (um noise gate), mas este dá um pequeno retardo ao religar que, nem sempre é suportável.
de Canais(várias freq. fixadas): São mais confiáveis e caros. Permitem mudança na freqüência caso haja problema de interferência.
qual o som mais nítido.
Nota: alguns sistemas permitem regular o volume de transmissão. Se houver, sua perfeita regulagem é muito importante e requer testes de campo.
Vou contar outro caso:
Em 1975 fui visitar o então considerado mais perfeito estudio de gravação do mundo (deve ser até agora, não digo onde).
O equipamento que possuíam ia ser trocado porque estava velho. Eram 24 canais com VU em TV de -90dB/ch, cada canal possuia ainda um VU analógico com EQ gráfico, um Processador Dolby (por ch.!!, enormes - numa sala) etc. Eu nunca pensei em enxergar -90dB. Lá eu enxergava o chiado (perto de -72dB) em cada fio.
Pois bem: se você trabalhar com um equipamento queenxergano mínimo -66dB de pico ou -80dB RMS, então você está capacitado a medir um microfone, senão .... esquece! Lembre-se, estamos na era digital e os programas modernos permitem ... qualquer coisa.