Era Maio de 1991: eu saí de São Paulo numa longa viagem de ônibus ao Paraguai (fui até Asunción). Projeto: comprar uma placa de som para o meu computador. Comprei a recém-saída Sound Blaster Pro CT1330, a primeira placa 100% usável em MIDI e Audio - se bem que a parte de audio ainda era muito limitada.
Não sabia que esta compra tão maravilhosa me levasse a uma carreira de procura, estudos, frustrações, descobertas e esquecimentos. Hoje passados quase 30 anos de quando li pela primeira vez um livro sobre MIDI, penso que deu prejuizo.
Assim, a razão deste artigo pequeno e simples, é livrá-lo dos problemas que ainda vejo a maioria dos músicos caseiros terem ao gravar com o computador. Quando você grava sozinho ou com amigos do peito, pode falhar por uma vez mas não numa segunda. Já com outros ... nunca, nunca, nunca. Então esteja esperto.
Assustou-se com os 3 canais? Infelizmente, usar uma interface com só 2 canais de audio (as mais encontradas!) é inesequível na maioria dos casos, mesmo quando o músico trabalha sozinho. Com 3 canais você pode gravar um metrônomo enquanto grava um stereo; uma bateria em stereo enquanto grava a voz ou um trio com baixo e bateria ... Com dois canais não há o que fazer para facilitar o sincronismo.
O que fazer, então? Partir direto para uma interface de 8 canais (há muitas e boas). Aí quase é possível gravar uma banda por inteiro e com muita qualidade.
Não vou discutir os programas (DAW) a serem usados, há muitos maravilhosos. Eu usei sempre o Cakewalk porque foi a continuação do meu primeiro "Sequencer Plus" da Voyetra (1995?). Há até um bom DAW em Linux. Pesquise e seja compatível com os seus amigos. Use um DAW à sua altura e à altura do seu LUCRO.
Aconselho ter 2 tipos de interface:
1) uma muito pequena e simples, USB 2.0, para todos os momentos
2) uma 8 In / 8 Out, para fazer operações de Sys-X, setups complicados com módulos de som, mixagem de MIDI, usar vários teclados ou synths ao mesmo tempo ...
Eu tenho todo tipo de interface, mas hoje, com o uso de controllers (teclados lotados de botões e pedais capazes de controlar módulos complexos em tempo real) perfeitos e baratos, estou usando cada vez menos gravar em MIDI - gravo direto em WAV já em stereo. O correto seria gravar AMBOS - tenho preguiça, mas é importante.
O equipamento mais importante em MIDI é a sua cabeça: estude MIDI, saiba como funciona, saiba ler as especificações, comandos, controles e SYS-X - senão, fique com as porcarias de plugins de som, que mesmo quando maravilhosos, tomam muito tempo de você.
Nem pensar! Agora vamos tratar de reacertar o seu computador para poder realizar a façanha.
Saiba que gravar música é a coisa mais difícil que um computador pode fazer em real-time, ainda mais quando trabalha com mais canais que dois. Garanto-lhe que é muito complicado, e para isso ele tem que ser regulado "como se deve". Há quem use um computador exclusivo para gravações, ou use um HD só para setar gravações (com start múltiplo) e em certos casos (quando não há conserto), usar HD externo etc. - Eu acho que hoje não precisa - se o seu equipamento é como especificado acima. Os computadores de hoje são muito capazes e confiáveis.
O computador mínimo tem que ser de 64-bit - nem pensar usar um de 32-bit. Uma memória acima de 4Gb pode servir muito bem. Você precisará de mais memória se trabalhar com plugins gigantescos - só. Uma CPU Intel i5 já está boa. Use uma boa placa gráfica (pesquise - muito importante para a velocidade).
Agora vem a parte importante. Você vai desligar tudo aquilo que pode atrapalhar uma gravação profissional (não tem perdão, para o DAW você é um profissional):
OK???
Ressete o computador. Quando ele abrir, espere uns 5 minutos. O resultado esperado é verificar que no canto inferior direito tenhamos um altofalantinho com um X vermelho dizendo que NÃO HÁ DISPOSITIVO DE SOM LIGADO. Será a glória!
Cada marca ou modelo tem as suas manhas. Primeiro ligue-o como mandou o fabricante. Alguns têm programa específico, outros são reconhecidos e instalados automaticamente pelo Windows ... verifique se há um novo ícone na tela (sobre o dispositivo, claro!) e clique nele. Estude-o, decore-o e só mexa nele se ele pedir alguma coisa, senão saia dele.
Vá no Google e procure tudo sobre o dispositivo (na verdade você deveria tê-lo feito antes de comprar). Leia "reviews", forums e tutoriais (no YouTube há muitos e bons). Espero que tenham aparecido novidades (aprendendo sempre!). Leia 10 vezes o manual: se for em PDF, copie-o para o celular (tenha sempre à mão).
Se há algo para mexer no "driver" do dispositivo (programa?), mexa: por exemplo aumentar o tamanho do buffer ou nível de segurança ou escolha de canais etc.. Em geral, quanto mais complicado o processo, melhor - dará mais trabalho, que renderá depois.
No Windows: agora vá ao canto inferior direito e clique no altofalantinho e vá no "Playback Devices" e tenha certeza que só o teu dispositivo esteja lá e seja o dispositivo default. Entre e verifique todas as propriedade. Faça o mesmo com "Recording Devices". Entre outras, garanta que o ítem "Programas podem modificar o setup" esteja ticado.
Agora vá em algum player (comece pelo pior!) e toque algum .MP3 ou .WAV. Tocou? OK, senão você está com problemas - resolva-os. Você ligou o dispositivo no seu amplificador?
Já que tudo está funcionando, meio caminho andado. Entre no programa DAW.
nada, porém gravar 8 canais por vez, quem sabe ouvindo outros 8 ... é necessária muita memória. Aumente o número de buffers (Ex.: de 2 para 8 ou 16), aumente o tamanho dos buffers (de 50 para 2048) ... não tenha medo - se for muito você perceberá e saberá reduzir. Lembre-se que você está transformando um Fusca num Formula 1.
mesa. Se puder, coloque som em todas as entradas. Os melhores sons para se colocar são músicas conhecidas e de alta quallidade (sim, uma em cima da outra). Se você está gravando em 24-bit ou mais, não deixe o audio bater no 0dB (picos de -6dB está ótimo).
Do modo como eu mandei você regular deve ter funcionado bem, senão:
Nota: Há aparelhos ASIO que especificam não ter estes problemas de buffers ou latency. Não acredite, teste tudo sempre, não custa nada.
Open Sourcemuito usado porque é prático e de altíssima qualidade. Eu aconselho seu uso frequente como auxiliar. É bem completo mas necessita muito cuidado na regulagem das preferências. A partir da versão 2.4.2, é totalmente compatível com a maioria dos dispositivos.
até dápara confiar nas placas-mãe boas de som. Por outro lado, o uso cada vez mais frequente de interfaces em USB, dispensam esse uso. O USB-2.0 já é suficiente para tudo. O USB-3.0 é 10 vezes mais rápido que o 2.0.